Kimbino
Kimbino

Natal sustentável: 4 dicas para um fim de ano mais ecológico

10 de dezembro de 2019

Deixe que o Espírito Natalino contagie você e confira quatro dicas para ter um Natal sustentável.

Se há uma época do ano em que certamente não podemos nos esquecer da sustentabilidade, essa época é o Natal. Nesse período, costumamos exagerar nas compras e no desperdício; o que, na verdade, é o oposto do que as comemorações de fim de ano deveriam instigar em nós!

1. Faça boas compras – ou nenhuma

Lembre-se sempre: a quantidade de presentes não é o que importa nas festas de fim de ano! O Espírito Natalino tem a ver com amor, compaixão, generosidade – e generosidade não significa comprar uma pilha de presentes para todo mundo, muito menos um monte de lembrancinhas porque elas estavam em promoção!

Pense no que você pode oferecer às pessoas amadas que realmente fará diferença na vida delas. Veja algumas ideias para organizar um Natal ecológico e minimalista:

  • Compre um produto de qualidade, útil e durável;
  • Faça algo com as próprias mãos;
  • Evite comprar embalagens e sacolas de plástico;
  • Ofereça experiências, como uma viagem ou um ingresso para um concerto;
  • Combine com familiares e amigos um Natal sem presentes ou com apenas um amigo secreto (assim, cada pessoa compra somente um presente);
  • Organize um amigo secreto DIY (faça-você-mesmo).

2. Não compre papéis de embrulho

Convenhamos: os papéis de embrulho são responsáveis por um dos gastos mais desnecessários do Natal. Sim, eles mantêm o mistério dos presentes e ajudam a enfeitá-los. Porém, a sua vida útil é curta: logo estarão amassados e jogados pela sala, tornando-se apenas lixo. Além disso, alguns deles são feitos de materiais difíceis de reciclar, como é o caso do papel celofane.

No entanto, se você não abre mão de embrulhar seus presentes, temos uma ótima solução para manter esta tradição no seu Natal sustentável! Use folhas de jornal, revistas, folhetos de compras e calendários antigos, bem como sobras de papel decorativo e até mesmo roupas velhas para criar embrulhos criativos. Ademais, guarde caixas, embalagens, fitas e sacos de presentes recebidos, para reutilizá-los no futuro.

Quer ajuda com a sua criação de embrulhos sustentáveis e criativos? Então confira este vídeo.

3. Não exagere na decoração…

A sua decoração de Natal pode ser bonita e aconchegante sem que você precise comprar várias bugigangas natalinas. Aproveite o que já tem em casa e aprenda a fazer seus próprios enfeites.

Com caixas de papelão, garrafas, tampinhas, latas, lâmpadas queimadas, papéis usados e as mais diversas embalagens, você pode elaborar decorações incríveis para um Natal sustentável. Se criatividade não é o seu forte, não se preocupe, há muitos tutoriais disponíveis on-line.

4. …Nem na comida

A noite de Natal é um momento de abundância e, frequentemente, também de desperdício. Mas isso não precisa ser assim! Planeje melhor as suas compras de supermercado para a ceia e o almoço do seu Natal ecológico.

Calcule a quantidade de ingredientes necessária e faça uma lista de compras. Desta forma, será mais fácil evitar quantidades exageradas e produtos desnecessários. Se mesmo assim sobrar comida dos dias de festas, uma boa ideia é guardar os restos na geladeira ou congelá-los e, então, pesquisar receitas criativas, de modo a preparar novos pratos com o que sobrou. Assim, a alegria do Natal sustentável durará vários dias – e sem desperdícios!

Procura

Registe-se e aproveite ao máximo as vantagens.