Kimbino
Kimbino

O que é Black Friday e como surgiu esse grande evento do comércio?

14 de outubro de 2020

Você sabe o que é Black Friday? Conhece a sua história? A verdade é que há várias versões acerca de como surgiu a “sexta-feira negra” e o seu nome, hoje conhecido em diversos países. Saiba mais sobre esse importante dia para o comércio e prepare-se para a Black Friday 2020!

O que é Black Friday e como ela surgiu

Nos Estados Unidos, o termo Black Friday, ou seja, Sexta-feira Negra, designava o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), um feriado norte-americano que acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro. A sexta-feira seguinte era conhecida por ser um grande caos urbano: multidões tomavam as ruas e os carros formavam grandes congestionamentos, enquanto era “inaugurada” a temporada de compras de Natal.

Nos Estados Unidos e no Canadá, sempre foi comum associar o fim do feriado de Ação de Graças ao início do período de Natal, o que era enfatizado pela comum aparição do Papai Noel no final de desfiles do Dia de Ação de Graças.

Hoje, embora a Black Friday ainda possa ser associada a um dia em que as multidões enchem as lojas em busca de ofertas e de presentes de Natal, ela ganhou uma imagem muito mais positiva, tornando-se até mesmo feriado em alguns lugares dos Estados Unidos. Trata-se de um dia de descontos especiais em várias lojas mundo afora, inclusive no Brasil.

Black Friday no Brasil

O que é Black Friday, ou sexta-feira negra, no Brasil? Embora o Dia de Ação de Graças não seja comemorado no Brasil, a sexta-feira seguinte a esse feriado estrangeiro vem sendo celebrada desde 2010 no nosso comércio. A sexta-feira negra brasileira começou tímida, apenas em lojas on-line, mas hoje é um grande evento, com promoções especiais em muitas lojas do país.

Quando é a Black Friday 2020

No Brasil, a Black Friday, chamada erroneamente de “Blak Flayd” por alguns brasileiros, acontece no mesmo dia que nos Estados Unidos, ou seja, na quarta sexta-feira do mês de novembro. Isso significa que a Black Friday 2020 será realizada no dia 27 de novembro. Já a Cyber Monday 2020 – como é chamada a segunda-feira de promoções especiais on-line que ocorre após a “sexta-feira negra” – acontecerá no dia 30 de novembro.

Como será a Black Friday no Brasil?

Devido à pandemia de Covid-19, a Black Friday 2020 deve ser um pouco diferente: sem corrida para chegar cedo ao shopping, nem multidões nas lojas. Se o e-commerce cresceu 23,6% na Black Friday 2019, tudo indica que as vendas online farão ainda mais sucesso este ano. Com o receio de contágio e as medidas de proteção contra o coronavírus, o evento deve voltar às suas origens: a internet.

Isso não significa que a Black Friday 2020 será menor que as anteriores. Este ano, o Brasil observou um crescimento de mais de 40% no número de sites de comércio eletrônico. Pequenas e médias empresas que passaram a vender pela internet tiveram uma alta de 118% no seu faturamento, segundo uma pesquisa da Neotrust/Compre&Confie.

O e-commerce de muitas das grandes empresas brasileiras, como as Casas Bahia, o Ponto Frio e o Magazine Luiza, também apresentaram um significativo crescimento nas vendas em 2020. As grandes redes já são famosas por seus generosos descontos na Black Friday e também devem caprichar nas promoções online este ano.

Ou seja, podemos esperar muitas ofertas e compras em sites e aplicativos. Para quem gosta de economizar, isso é uma boa notícia, pois é possível pesquisar preços e comparar promoções sem sair de casa – e, em muitos casos, com antecedência!

Se quiser, você pode começar a se preparar desde já para as compras conferindo diversas ofertas da Black Friday 2020 agora mesmo!

Procura

Registe-se e aproveite ao máximo as vantagens.