Kimbino
Kimbino

É possível comprar na Black Friday de maneira ecológica? Claro que sim!

28 de outubro de 2019

A Black Friday é certamente um dos momentos do ano em que as pessoas mais exageram nas compras. Veja como não cometer esse erro durante 2019!

Em 2012, a famosa estilista britânica Vivienne Westwood pediu ao mundo: Comprem menos, escolham bem e façam durar. A fashionista destacou a importância ética e ecológica de valorizar a qualidade, em vez da quantidade, na hora de comprar, uma premissa que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos tempos.

A Black Friday é certamente um dos momentos do ano em que as pessoas mais exageram nas compras. Com tantas ofertas especiais, muitos consumidores acabam adquirindo muito mais produtos do que precisam – e gastando mais do que deveriam. Veja como se preparar para não cometer esse erro na Black Friday 2019!

Faça uma lista do que você precisa comprar na Black Friday 2019

Reserve um tempo, antes da Black Friday chegar, para pensar nos itens que você precisa comprar. Ao escolher os produtos, lembre-se de priorizar a qualidade, certificando-se de que o produto vai durar. 

O seu smartphone não está funcionando direito e você precisa substituí-lo? Tudo bem. Coloque esse produto na sua lista e pesquise opções com um bom custo-benefício para, possivelmente, adquirir um deles durante a Black Friday.

Antes de comprar, considere as ofertas de diferentes lojas que geralmente oferecem eletrônicos de qualidade e com grandes descontos. Confira, por exemplo, o folheto Black Friday do Ponto Frio ou as promoções das Casas Bahia. Organização, planejamento e pesquisa são essenciais para comprar de forma econômica e sem exageros.

Calcule o seu orçamento

Hoje, com tantas ferramentas gratuitas ao seu dispor, é fácil gerenciar as suas finanças pessoais e calcular o quanto você pode gastar na Black Friday 2019. O Guia Bolso e o Mobills, por exemplo, são duas ótimas opções de aplicativos para dispositivos móveis que podem ser uma mão na roda na hora de controlar o seu orçamento. Faça compras que não afetem o seu equilíbrio financeiro, evite o cheque especial e tenha cuidado com os gastos no cartão de crédito. Assim, você cuida do planeta e do seu bolso ao mesmo tempo.

Precisa comprar presentes de Natal e de amigo secreto? Elabore um orçamento para esses gastos também. Depois, faça uma lista de presentes e acompanhe os preços dos possíveis itens a ser adquiridos. Para ter ideias de presentes e comparar preços, veja, por exemplo, o catálogo Black Friday da Natura ou do Boticário e dê uma olhada nas promoções das Lojas Americanas e da Fnac.

Não compre só por comprar

Mesmo que você calcule que pode gastar bastante dinheiro na Black Friday 2019, isso não significa que você deva gastá-lo! Siga o conselho de Vivienne Westwood: “Em vez de comprar seis coisas, compre uma coisa da qual você realmente goste”. Pense em tudo aquilo que você tem em casa e não usa e lembre-se da importância do consumo consciente para criar uma sociedade melhor, mais sustentável e com menos desperdício.

Procura

Registe-se e aproveite ao máximo as vantagens.